Igualdade de Gênero

Viemos de uma sociedade patriarcal, e apesar de muitos afirmarem que já há igualdade entre homens e mulheres na sociedade atual, ainda existe um pensamento enraizado desse patriarcalismo, podemos ver em ações e pensamentos machistas grandes, como sutis.  Percebe ainda uma grande desigualdade de gêneros, e o mercado de trabalho, é ainda um lugar que se vê essa discrepância, diferença na faixa salarial até para os que realizam a mesma função.

Simone de Beauvoir é uma francesa, ícone da luta feminista, filósofa que fez parte do movimento existencialista e em 1949, lançou um livro chamado o Segundo Sexo, marcou os estudos de gêneros, suas obras abordavam a independência da mulher e o papel dela na sociedade, esse livro tornou- se um exemplar do movimento feminista. E uma de suas falas: “É pelo trabalho que a mulher vem diminuindo a distância que a separava do homem, somente o trabalho poderá garantir-lhe uma independência concreta”. 

Existem pessoas que acreditam e perpetuam o pensamento que é desnecessária a luta da mulher pela igualdade de gênero, pela grande ignorância e falta de conhecimento, confundem até mesmo feminismo pelo femismo, assim deslegitimando o movimento feminista. O femismo, luta pela superioridade do gênero feminino sobre o masculino, enquanto o feminismo possui uma ideologia de igualdade entre os gêneros.

Na última década, houve um grande aumento na inserção da mulher no mercado de trabalho e também nas universidades, porém isso decorre de séculos de luta. No Brasil as mulheres foram conquistar direitos trabalhistas somente na Era Vargas, com a Consolidação das Leis do Trabalho de 1943. Portanto, de acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE, em 2009 as mulheres ainda ganhavam apenas em torno de 72,3% do rendimento do homem.  E, segundo uma pesquisa realizada este ano pela Datafolha, em pedido do Fórum Brasileiro de Segurança, diagnosticou que uma em cada três mulheres sofreram alguma tipo de violência no último ano.

Será que é realmente desnecessária essa luta da mulher por igualdade de gêneros, como alguns dizem?

      Imagem retirada da Internet

Escritora da semana – Caroline Queiroz

 

Links usados para pesquisa:

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/trabalhoerendimento/pme_nova/Mulher_Mercado_Trabalho_Perg_Resp.pdf

http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Direitos-Trabalhista-Da-Mulher-Na-Era/43254682.html

http://exame.abril.com.br/brasil/os-numeros-da-violencia-contra-mulheres-no-brasil/

http://www.meunegociobrilhante.com.br/inspire-se/elas-mudaram-o-mundo/simone-de-beauvoir/

https://revistaparametro.wordpress.com/2011/02/25/o-legado-de-simone-de-beauvoir/

http://adornosfemininos.com/feminismo-x-femismo-x-machismo/

Deixe uma resposta

Tamanho da Fonte
Auto Constraste