Horário de Verão de 2017

Segunda-feira e a população parece não se dar conta de que a semana começou, isso porque muita gente está voltando de um feriado prolongado e precisa lidar com a ideia de que o horário de verão já começou e os relógios estão adiantados em 1 hora e nem todo mundo consegue se adaptar a mudança. 

O horário de verão foi adotado pela primeira vez no país em 1931, mas funcionou sem regularidade durante um tempo. Só em 2008, é que ele passou a vigorar anualmente, com o objetivo de economizar energia elétrica. Depois de um estudo do Ministério de Minas e Energia o governo até cogitou a possibilidade de acabar com o programa, mas depois de uma pesquisa, o horário foi mantido. No ano passado o período gerou uma economia de 162 milhões de reais.

“Mas se por um lado a expectativa de que o período proporcione um menor consumo de energia elétrica, por outro lado boa parte da população sofre com o novo horário. Uma pesquisa divulgada recentemente revela que 50% da população sentem mal estar para se adaptar ao horário de verão. Desses, 25% conseguem se ajustar depois de 1 mês e os outros 25% passam todo o período sem conseguir conciliar o relógio biológico ao novo horário”.

O horário de verão deste ano terá a duração de 126 dias e expectativa é de que a economia gerada seja igual ou superior ao período passado.

Deixe uma resposta

Tamanho da Fonte
Auto Constraste