29 de outubro é o Dia Nacional do Livro

Se considerarmos a população do Brasil, são poucas as pessoas consideradas leitoras, aquelas que se entregam com prazer e que viajam pelas páginas. Segundo dados da Câmara Brasileira do Livro, que representa todo o setor editorial, a cada ano são produzidos entre 300 e 320 milhões de exemplares, o que corresponde a cerca de 1,4 livro por habitante. Mas apenas um terço da população brasileira possui o hábito de ler. E na contramão das estatísticas está Gabriela Nascimento, uma fanática que guarda em sua estante mais de 500 livros. Somente este ano ela já leu 63 obras. A meta é chegar a 80.

Gabriela conta que o maior livro que ela já leu tem 1.104 páginas. Sua paixão começou aos 12 anos e de lá para cá, só tem crescido. E, apesar da era digital com os e-books, Gabriela garante: não abre mão do tradicional livro impresso. O apego, a gente vê nas prateleiras.

Mas os dados ainda saltam aos olhos. O Brasil ocupa a 59ª posição no ranking mundial da leitura. O dado é da organização para cooperação e desenvolvimento econômico e foi analisado em 70 países. Em Lavras, a biblioteca pública empresta livros de diferentes gêneros gratuitamente. Além disso o local é um excelente lugar para quem busca concentração. E por aqui, o acervo que conta com 36.300 obras, tem agradado diferentes gostos. Confira a reportagem completa.

Deixe uma resposta

Tamanho da Fonte
Auto Constraste