UFLA recebe imagens do Satélite Geoestacionário Goes 16

Utilizados como satélites de comunicação ou para observar regiões específicas da Terra, os satélites geoestacionários se encontram parados em um ponto fixo da Terra. A National Oceanic Atmosphere Administration desenvolveu um satélite que permite a captura de imagens mais nítidas. 25 intuições se cadastraram no projeto Geonetcast Americas para receberem essas imagens e a UFLA foi uma delas.

O Goes 16 é o primeiro de uma série de satélites geoestacionário que permitem imagens mais definidas, contando com 16 canais espectrais. Além de uma resolução mais potente.

Desde que foi lançado na Flórida, o satélite é acompanhado pelos professores Antônio e Elizabeth. As imagens recebidas a cada 15 minutos são processadas e analisadas pelos próprios professores.

A UFLA já recebeu imagens de outros satélites, mas que ficavam estacionados mais próximos da Europa. O Goes 16 está localizado na linha do equador, com foco nas Américas. Enviando imagens que podem ser utilizadas para pesquisas da universidade. Confira a reportagem.

Deixe uma resposta

Tamanho da Fonte
Auto Constraste