14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes

Você sabe o que é insulina? glicose? Mas já ouviu falar de diabetes, uma doença crônica na qual o corpo não produz ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. Quando uma pessoa tem diabetes o nível de glicose no sangue fica alto.

No Brasil há mais de 13 milhões de pessoas com diabetes. Há o tipo 1, o tipo 2 e a gestacional. Cerca de 90% dos casos são do tipo 2, que se manifesta mais frequentemente em adultos.

Os sintomas são: urinar muito, sede, fome, cansaço fácil, fraqueza, disfunção erétil, dores nas pernas ou formigamento, visão turva, entre outros. Os dados são da sociedade brasileira de diabetes.

Para o Manuel Leocádio, de 64 anos, a diabetes chegou de surpresa, apesar da irmã mais velha ter a doença, ele demorou a perceber que também era portador. Há 13 anos ele viu seus hábitos de vida mudarem.

Manuel conta que após saber da doença ele passou a cuidar mais da questão alimentícia e se alimentando nos horários.

E não é fácil. A rotina tem muitas privações e além disso, o medicamento tem que estar sempre à mão.

Ele se considera “um bom paciente”, faz tudo direitinho sem fugir da linha. Mesmo assim é só uma situação sair da rotina e logo a glicose fica alterada.

E a prevenção ainda é a melhor alternativa. O Núcleo de Estudos em Obesidade e Diabetes que funciona dentro do Departamento de Ciência da Saúde da Universidade Federal de Lavras faz um trabalho com a comunidade. Eles vão até as escolas levar informação.

Isadora Ribeiro, presidente do núcleo, fala que o projeto, com as escolas, está trabalhando com crianças de 6 a 8 anos e ideia é prevenir esta doença. Veja  a reportagem completa.

Deixe uma resposta

Tamanho da Fonte
Auto Constraste