Febre Amarela: tire suas dúvidas sobre a doença e a vacinação

No momento em que a Febre Amarela volta à discussão, saiba mais sobre a doença, sua transmissão e vacinação:

 

Quem vacinou na última campanha contra a febre amarela, precisa ser vacinado novamente?

Não! Quem foi vacinado está imune e não precisa procurar os PSF (Programa Saúde da Família), está protegido por muitos anos. Uma dose já é suficiente.

Quem deve tomar a vacina, então?

Somente quem ainda não foi vacinado. A vacina é distribuída em dose única para pessoas de 9 meses a 59 anos, acima desta idade, somente com relatório médico.

A vacina em Lavras será fracionada?

Não. A vacinação em Lavras continua normalmente, dentro do calendário regular de imunização. Ao contrário do estado de São Paulo, em que a vacinação não estava no calendário, em Lavras a maior parte da população já está vacinada e, por isso, não foi necessário fracionar as doses.

Quais são os sintomas da febre amarela?

São sintomas da febre amarela: febre súbita, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas, vômito, fadiga e fraqueza. Em casos mais graves, a pessoa pode desenvolver febra alta, icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos) e hemorragia. Se identificar esses sintomas procure a unidade de saúde mais próxima.

Os macacos são transmissores da doença?

Não! Eles são vítimas tanto quando os humanos, a morte de macacos serve como alerta sobre a existência do vírus em determinadas áreas.

Quem transmite a febre amarela, então?

A enfermidade é uma das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Daí a importância de combatê-lo, mantendo quintais limpos e não deixar vasilhames com água empossada.

Como devo tirar dúvidas sobre a febre amarela?

Quem quiser obter mais esclarecimentos sobre a doença ou sobre o mosquito Aedes Aegypti deve procurar o PSF mais próximo ou ligar para a Central de Vacina, que fica no PSF Dona Vanda, telefone: 3694-4129.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Governo Municipal de Lavras.

 

Deixe uma resposta

Tamanho da Fonte
Auto Constraste