Acessibilidade

Como ter Acessibilidade no Site da TVU

No canto superior direito clique no ícone Acessibilidade

Acessibilidade

Logo depois escolher as configurações que adequam melhor à sua necessidade. Abaixo mais informações sobre cada função.

Justificativa – Website Acessível

Para a maioria das pessoas a tecnologia torna a vida mais fácil. Para uma pessoa com necessidades especiais, a tecnologia torna as coisas possíveis.

A proposta do website bem concebido e acessível é a de beneficiar as pessoas com necessidades especiais, dando-lhes autonomia e permitindo que elas não só utilizem, mas também contribuam com a web.

Um website com adequado contraste de cores e com opção para alternância de tamanho da fonte beneficia igualmente o indivíduo com baixa visão, com a visão comprometida pela idade e quem faz uma busca em seu celular à luz do sol, por exemplo.

O que é acessibilidade na web

Acessibilidade

Acessibilidade na web significa que pessoas com deficiência podem usar a web. Mais especificamente, a acessibilidade na web significa que pessoas com deficiência podem perceber, entender, navegar, interagir e contribuir para a web. E mais. Ela também beneficia outras pessoas, incluindo pessoas idosas com capacidades em mudança devido ao envelhecimento.Se for aplicada a definição geral de acessibilidade ao ambiente específico da web, pode-se dizer que se trata da possibilidade e da condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização, em igualdade de oportunidades, com segurança e autonomia, dos sítios e serviços disponíveis na web. Porém, para abarcar a complexidade do conceito de acessibilidade na web, existem alguns aspectos específicos que precisam ser considerados.

Analisador de Contraste de Cores

O analisador de contraste de cores é uma ferramenta para verificar se determinada combinação de cores para o fundo e para o primeiro plano, oferece boas condições de visibilidade. Ela dispõe ainda de funcionalidades que fazem simulações de determinadas condições visuais tais como a cegueira cromática.

A determinação da “visibilidade de cores” baseia-se em dois conjuntos de algorítimos: índice de contraste de luminosidade e Diferença de cor e de brilho, sugeridos pelo World Wide Web Consortium (W3C):

Nota: É importante lembrar que nem o índice de contraste de luminosidade nem o algorítimo de combinação de cores sugeridos pela AERT são ou foram recomendações; são sugestáes de dois grupos de trabalho da WAI para auxiliar na determinação se o contraste entre duas cores é suficiente para leitura por pessoas com restrições visuais.

Alto contraste é uma opção para pessoas com médio ou grande déficit visual. Deixa o fundo da página totalmente preto com as letras em branco, podendo ser associado à troca do tamanho das letras. Quando acionado, em seu lugar surge a expressão “Cores originais”, para que se possa voltar ao colorido comum;

Aumentar tamanho das letras

Tamanho da Fontecom uma única possibilidade de aumento, suficientemente grande para inúmeras pessoas com déficit visual limitado. Esta opção de acessibilidade é para todas as páginas do site, não sendo necessário voltar a aumentar o tamanho das letras a cada página visitada. Quando acionado, em seu lugar aparece o texto “Tamanho Original”, que faz o retorno. Todas as vezes que se voltar ao site as letras estarão no tamanho escolhido na última visita;

Síndrome de Irlen

Sua causa é a sensibilidade a certas ondas de luz, o que provoca, por exemplo, distorções no material de leitura e escrita, resultando em menor qualidade no desempenho escolar e de vida. A SI gera dificuldades nas atividades diárias e escolares, pois produz desfocamento, distorções do material gráfico, inversões de letras, trocas de palavras, perda de linhas no texto, desconforto nos olhos, cansaço, distração, sonolência, dores de cabeça, enxaqueca, hiperatividade, irritabilidade, enjôo e fotofobia, tudo isso após um intervalo relativamente curto de esforço despendido no processamento das informações visuais.

Acesso em Libras http://www.vlibras.gov.br/

Tamanho da Fonte
Auto Constraste